• Matéria: Português
  • Autor: Descnhecido1721
  • Perguntado 8 anos atrás

Texto para as questões de 21 a 24CAPÍTULO XXI1Na estação de Vassouras, entraram no trem Sofia e o marido, Cristiano de Almeida e Palha. Este2era um rapagáo de trinta e dois anos; ela ia entre vinte e sete e vinte e oito.3Vieram sentar-se nos dois bancos fronteiros ao do Rubiáo [...].4[Rubião] — 0 senhor é lavrador?5[Palha] — Nào, senhor.6[Rubião] — Mora na cidade?7[Palha] — De Vassouras? Nào; viemos aqui passar uma semana. Moro mesmo na Corte. Nào teria jeito8para lavrador, conquanto ache que é uma posição boa e honrada.9Da lavoura passaram ao gado, à escravatura e à política. Cristiano Palha maldisse o governo,10que introduzira na fala do trono uma palavra relativa à propriedade servil; mas, com grande espanto11seu, Rubião nào acudiu à indignação. Era plano deste vender os escravos que o testador lhe deixara,12exceto um pajem; se alguma coisa perdesse, o resto da herança cobriria o desfalque. Demais, a fala do13trono, que ele também lera, mandava respeitar a propriedade atual. Que lhe importavam escravos14futuros, se os nào compraria? O pajem ia ser forro, logo que ele entrasse na posse dos bens. Palhaisdesconversou, e passou à política, às câmaras, à guerra do Paraguai, tudo assuntos gerais, ao que16Rubiáo atendia, mais ou menos. Sofia escutava apenas; movia táo somente os olhos, que sabia bonitos,17fitando-os ora no marido, ora no interlocutor.18— Vai ficar na Corte ou volta para Barbacena? perguntou o Palha no fim de vinte minutos de19conversação.20— Meu desejo é ficar, e fico mesmo, acudiu Rubiáo; estou cansado da província; quero gozar a21vida. Pode ser até que vá à Europa, mas nào sei ainda.22Os olhos do Palha brilharam instantaneamente.Machado de Assis, Quincas Borba.21Empregou-se o presente com ideia de futuro no seguinte excerto do texto:A "ela ia entre vinte e sete e vinte e oito" (L 2).B "conquanto ache" (L 8).C "ou volta para Barbacena" (L 18).D "Meu desejo é ficar" (L. 20).E "quero gozar a vida" (L 20).

Anexos:

Respostas

respondido por: tamyresdejesus
0

Olá!

O trecho apresentado do livro Quincas Borba, de Machado de Assis, fala sobre o encontro de Rubião com um casal na estação de trem da cidade de Vassouras e sobre a conversa que eles tiveram.

De acordo com o texto, variados foram os temas, desde lavoura até política, o que, em certo momento, gerou desacordo entre o rapaz e Rubião, pois Cristiano Palha defendia o respeito à propriedade atual, enquanto Rubião queria vender os escravos que o testador tinha deixado para ele.

O trecho que empregou o presente com ideia de futuro está assinalado pela letra C, ou seja, "ou volta para Barbacena", visto que "volta" possui sentido de futuro por equivaler a "vai voltar".

Perguntas similares