Texto para as questões de 22 a 26Depois de uma parte de concerto, que foi como descanso reparador, seguiu-se a oferta do busto. Teve a palavra o Professor Venâncio.UO orador acumulou paciente todos os epítetos de engrandecimento, desde o raro metal da sinceridade até o cobre dúctil, cantante das adulações. Fundiu a mistura numa fogueira de calorosas ênfases, e sobre a massa bateu como um ciclope, longamente, até acentuar a imagem monumental do diretor.Aristarco depois do primeiro receio esquecia-se na delícia de uma metamorfose. Venâncio era o seu escultor.A estátua nào era mais uma aspiração: batiam-na ali. Ele sentia metalizar-se a carne à medida que o Venâncio falava. Compreendia inversamente o prazer de transmutação da matéria bruta que a alma artística penetra e anima: congelava-lhe os membros uma frialdade de ferro; à epiderme, nas mãos, na face, via, adivinhava reflexos desconhecidos de polimento. Consolidavam-se as dobras das roupas em modelagem resistente e fixa. Sentia-se estranhamente maciço por dentro, como se houvera bebido gesso. Parava-lhe o sangue nas artérias comprimidas. Perdia a sensação da roupa; empedernia-se, mineralizava-se todo. Nào era um ser humano: era um corpo inorgânico, rochedo inerte, bloco metálico, escória de fundição, forma de bronze, vivendo a vida exterior das esculturas, sem consciência, sem individualidade, morto sobre a cadeira, oh, glória! Mas feito estátua."Coroemo-lo!” bradou de súbito Venâncio.Raul Pompeia, O Ateneu.22Considere os seguintes pares de palavras retirados do texto:I"metamorfose" - "transmutação";II"dúctil"-"inerte";III"empedernia"-"mineralizava".Tendo em vista as relações de sentido estabelecidas no texto, é correto afirmar que pode ser lido como sinônimo apenas o par indicado emA I.B II.C III.D I e II.E I e III.
Anexos:
Respostas
respondido por:
2
Olá!
O Ateneu, obra de Raul Pompeia, retrata a história do personagem Sérgio em um colégio interno, cujo nome dá título ao livro. O Ateneu é um colégio que possuía uma disciplina rigorosa e que exerceu forte pressão em Sérgio, sendo destruído no fim do livro por causa de um incêndio.
No trecho retirado da obra completa, podemos inferir que "metamorfose" é sinônimo de "transmutação" e "empedernia" de "mineralizava". Logo, a alternativa correta é a letra E, visto que metamorfose e transmutação significam alteração em determinada estrutura e que emperdenir significa transformar algo em pedra, ou seja, mineralizar.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás