27A crítica literária costuma observar que, em O cortiço, considerado como um todo, ocorre uma espécie de ampla personificação, na medida em que, convertido em um único ente, o próprio cortiço figurado na obra seria sua personagem principal. Esse mesmo processo de personificação ocorre, em escala menor, no seguinte trecho do texto:A "Em uma outra casinha do cortiço acabava de estalar uma nova sobremesa, engrossando o barulho geral B "Todos eles cantavam em coro, mais afinados que nas outras duas casas; quase, porém, que se lhes não podia ouvir as vozes, tantas e tão estrondosas eram as pragas que soltavam ao mesmo tempo.”C "De quando em quando, de entre o grosso e macho vozear dos homens, esguichava um falsete feminino, tão estridente que provocava réplica aos papagaios e aos perus da vizinhança.”D "E, daqui e dali, iam rebentando novas algazarras em grupos formados cáelá pela estalagem.”E "A casa de pasto fermentava revolucionada, como um estômago de bêbado depois de grande bródio, e arrotava sobre o pátio uma baforada quente e ruidosa que entontecia.”
Anexos:
Respostas
respondido por:
1
Resposta letra E
O trecho da opção E mostra que a casa de pasto ganhou atributos que pertencem aos seres humanos, com a comparação com um estomago de bêbado. A forma descritiva da casa mostra exemplos do naturalismo. O naturalismo é a corrente literária que opta por descrever as coisas com máximo de objetividade possível.
A personificação pode ser observada na frase, já que ao aderir condições humanas a casa de pasto, o autor personifica o local, dizendo que este por causa do seu arroto era capaz de tontear as pessoas que passavam por ali.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás