(UFSC 2010)Para o alto e avante! Mecanismo único permite que um inseto salte mais de cem vezes sua própria altura.Um inseto de apenas seis milímetros de comprimento é capaz de pular proporcionalmente mais alto que qualquer outro animal na natureza. O salto da cigarra da espuma (Philaenus spumarius) pode chegar a 70 centímetros – mais de 100 vezes sua própria altura. Isso seria o equivalente a um homem que saltasse uma altura de 200 metros, ou um prédio de cerca de 70 andares. A execução dos enormes saltos da cigarra da espuma requer uma grande quantidade de energia, que não pode ser obtida pela contração direta dos músculos em um curto espaço de tempo. A força muscular do inseto é gerada lentamente antes do pulo e é estocada. Assim que os músculos da cigarra geram força suficiente para o salto, ela ‘solta’ suas pernas, que disparam como um gatilho e a projetam no ar.Disponível em: Acesso em: 15 set. 2009. (Adaptado)Sobre o assunto do texto, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).1) A fonte primária de energia dos músculos provém da molécula de adenosina trifosfato (ATP), presente nas células.2) A energia necessária para o movimento descrito é gerada pela musculatura do tipo lisa, já que o movimento é lento e contínuo.4) A cigarra mencionada no texto (Philaenus spumarius) é um artrópode, pertencente ao grupo dos aracnídeos.8) Os mecanismos de produção de energia na célula envolvem a participação direta de organelas celulares, como os lisossomos.16) O exemplo de movimento citado no texto (salto) é incomum e pode parecer desnecessário entre os insetos, já que todos possuem asas e podem voar.32) Em geral uma contração muscular é resultado da interação entre filamentos contráteis que deslizam em direções contrárias.
Respostas
Olá!
Analisando o texto do enunciado, do parágrafo: "A execução dos enormes saltos da cigarra da espuma requer uma grande quantidade de energia, que não pode ser obtida pela contração direta dos músculos em um curto espaço de tempo" podemos determinar que as alternativas corretas são:
1) A fonte primária de energia dos músculos provém da molécula de adenosina trifosfato (ATP), presente nas células.
R: Para gerar impulsos nervosos e mobilizar todo o mecanismo musculoesquelético, os seres vivos usam a energia (ATP) que obtêm dos nutrientes que ingerem.
32) Em geral uma contração muscular é resultado da interação entre filamentos contráteis que deslizam em direções contrárias.
R: A contração muscular é o processo fisiológico no qual os músculos desenvolvem tensão e encurtam ou alongam, ocorre porque as cabeças da miosina são inseridas nos finos filamentos de ambas as extremidades do sarcômero e deslizam sobre elas, puxando progressivamente os finos filamentos, em direções opostas