(PUC-RIO 2009)Na década de 1940, descobriu-se que algumas células, retiradas de indivíduos humanos com dois cromossomos sexuais X, apresentavam, no núcleo interfásico, um pequeno corpúsculo de cromatina intensamente corado. Esse corpúsculo é denominado:A) cromatina sexual, está presente somente nas mulheres adultas geneticamente normais e corresponde a um cromossomo somático condensado.B) cromatina sexual, está presente somente nos homens adultos geneticamente normais e corresponde ao cromossomo Y condensado.C) nucléolo, está presente em indivíduos geneticamente normais de ambos os sexos e corresponde a um cromossomo somático condensado.D) cromatina sexual, está presente em indivíduos geneticamente normais de ambos os sexos e corresponde a um cromossomo X condensado.E) corpúsculo de Barr, está presente somente em indivíduos do sexo feminino geneticamente normais e corresponde a um cromossomo X condensado.
Respostas
Olá!
Certamente como diz o enunciado, em 1940, descobriu-se que algumas células, retiradas de indivíduos humanos com dois cromossomos sexuais X, apresentavam, no núcleo interfásico, um pequeno corpúsculo de cromatina intensamente corado. Esse corpúsculo é denominado corpúsculo de Barr.
Os corpúsculos ou corpos de Barr, também chamados de cromatina sexual X, são uma massa heterocromática, plana e convexa, com um tamanho de 0,7 * 1,2 microns, que são encontrados no núcleo das células somáticas dos sexo femenino.
Assim temos que a alternativa correta é:
E) corpúsculo de Barr, está presente somente em indivíduos do sexo feminino geneticamente normais e corresponde a um cromossomo X condensado.
Resposta:E) corpúsculo de Barr, está presente somente em indivíduos do sexo feminino geneticamente normais e corresponde a um cromossomo X condensado.
Explicação:
CONFIA...