(UDESC 2017/2)A Figura 2 mostra exemplares (macho e fêmea) de um caranguejo gigante, cujas garras podem ultrapassar 1 m de comprimento. Estes animais pertencem à classe dos crustáceos a qual também possui representantes quase invisíveis que, juntamente com outros organismos (algas e bactérias fotossintetizantes), constituem uma comunidade de seres flutuantes que servem de base alimentar para a maior parte da fauna aquática.Esta comunidade de seres flutuantes é denominada:A) fitoplâncton.B) nécton.C) benton.D) plâncton.E) pelágicos.
Respostas
Olá!
Como o enunciado diz, os crustáceos possui representantes quase invisíveis que, juntamente com outros organismos como algas e bactérias fotossintetizantes, constituem uma comunidade de seres flutuantes que servem de base alimentar para a maior parte da fauna aquática.
Trata-se do plâncton que é o conjunto de organismos, principalmente microscópicos, que flutuam em águas salgadas ou doces, mais abundantes até 200 metros de profundidade.
A composição dos organismos dessa comunidade acaba sendo amplamente diversificada, incluindo virtualmente todas as linhas que habitam o ambiente aquático e, embora bactérias e vírus sejam considerados parte dessa comunidade, distingue amplamente dois componentes: fitoplâncton e zooplacton.
A alternativa correta é: D) Plâncton