Texto para as questões de 28 a 30Consideração do poemaNào rimarei a palavra sonocom a incorrespondente palavra outono.Rimarei com a palavra carne ou qualquer outra, que todas me convêm.As palavras nào nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem, no céu livre por vezes um desenho, sào puras, largas, autênticas, indevassáveis.Uma pedra no meio do caminho ou apenas um rastro, nào importa.Estes poetas sào meus. De todo o orgulho, de toda a precisào se incorporam ao fatal meu lado esquerdo. Furto a Vinícius sua mais límpida elegia. Bebo em Murilo.Que Neruda me dê sua gravatachamejante. Me perco em Apollinaire. Adeus, Maiakovski.Sào todos meus irmàos, nào sào jornais nem deslizar de lancha entre camélias: é toda a minha vida que joguei.Estes poemas sào meus. É minha terra e é ainda mais do que ela. É qualquer homem ao meio-dia em qualquer praça. Ê a lanterna em qualquer estalagem, se ainda as há.- Há mortos? há mercados? há doenças?É tudo meu. Ser explosivo, sem fronteiras, por que falsa mesquinhez me rasgaria?Que se depositem os beijos na face branca, nas principiantes rugas. O beijo ainda é um sinal, perdido embora, da ausência de comércio, boiando em tempos sujos.UCarlos Drummond de Andrade, A rosa do povo.11VTFGV |GRADUAÇÃO|01/06/2014| A28Considere as seguintes afirmações:IA liberdade com que o poeta compõe o poema tem, como contrapartida, a seriedade com que considera sua atividade.IIO poeta se abre para o mundo exterior, mas continua a examinar a si mesmo, de modo atento e exigente.IIIO foco na subjetividade do poeta desdobra-se em uma poesia de vocaçào coletiva, com alcance social e tendências anticapitalistas.É compatível com o teor deste poema e do livro no qual ele se insere o que se afirma emA I, apenas.B I e II, apenas.C I e III, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III.
Anexos:
Respostas
respondido por:
3
Resposta letra E
Este poema é parte do livro “A Rosa do Povo” de Carlos Drummond de Andrade. Assim, por esse livro ser uma obra que tem como tema as preocupações do mundo ao fim da segunda guerra mundial, a guerra fria e o fim da ditadura Vargas no Brasil, é recorrente o que se afirma nas opções apontadas.
Carlos Drummond de Andrade tem um comprometimento com seu trabalho, já busca em seus versos abordar as esperanças para uma época de incertezas.
Drummond se abre para as visões e ocorrências do mundo, também busca referenciar ou recorrer a outros trabalhos para aprimorar sua poesia, portanto, ele aborda temas do mundo exterior, sem perder a auto criticidade.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás