• Matéria: Português
  • Autor: retartado3563
  • Perguntado 7 anos atrás

30Estudiosos de Dom Casmurro, tais como Roberto Schwarz e John Gledson, identificam, na personagem Capitu, um conjunto de impulsos ou tendências modernizantes, que se contrapõe a ordem patriarcal ainda vigente no contexto social em que se passa a história. Só NAO faz parte desse conjunto de impulsos e tendências da referida personagemA o desejo de construir uma família conjugal ou nuclear, diversa da família expandida do patriarcalismo.B a crítica aos aspectos supersticiosos ou maníacos das práticas religiosas.C a predileção pela formaçáo de juízo autônomo, isto é, por pensar com a própria cabeça.D a adesáo doutrinária e prática ao movimento abolicionista.E a consideração do desejo de ascensão social como legítimo e justificado.

Anexos:

Respostas

respondido por: Garcias29
1

Resposta letra D

Na obra Dom Casmurro, a personagem Capitu não mostra nenhuma ligação com as causas abolicionistas. Mesmo diante uma personalidade forte, a personagem aparenta ter visões mais relacionadas a outros elementos da sociedade em que vivia, mas não deste fato especifico.

Ela mostra vontade de construir uma família, tem posicionamentos acerca das praticas religiosas e dos aspectos referentes à religião aos quais ela não parecia concordar. Capitu tem gênio forte, o que mostra que tem vontades próprias e não é facilmente convencida de algo.

Perguntas similares