29Considere as seguintes afirmações relativas ao poema de Cabral de Melo:IO ideal de economia verbal, preconizado no poema, assemelha-se ao ideal estilístico do Graciliano Ramos de Vidas secas, também este sequioso de restringir-se ao essencial.IIO recurso ao "grão imastigável, de quebrar dente" e à "pedra [que] dá à frase seu grão mais vivo", com o sentido que lhe dá Cabral de Melo, encontra-se presente no próprio poema que a reivindica.IIIA ideia de se produzir uma obstrução da leitura como algo positivo participa do objetivo de se romper com os autoritarismos da percepção - desígnio frequente na literatura moderna, inclusive em autores estilisticamente muito diferentes de Cabral, como é o caso de Guimarães Rosa.Está correto o que se afirma emA I, apenas.B II, apenas.C II e III, apenas.D I e III, apenas.E I, lie III.
Anexos:
Respostas
respondido por:
2
Olá!
Parece que você esqueceu o texto mas posso te ajudar.
Apenas as alternativas e III estão corretas. Partindo deste ponto, notamos que Cabral de Melo na segunda estrofe quando fala dos grãos, está explicando para o leitor um os riscos do catar.
Para ser mais exato, ele também faz uma alusão ao catar palavras, reforçando a ideia da leitura semelhante em vidas secas de Graciliano Ramos, como apresentado na primeira assertiva.
té mais!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás