23A única frase em que o emprego do pronome "lhe" está de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa é:A 0 réu entrou no tribunal, ciente de que o júri não lhe condenaria.B O jogador estava convicto de que os torcedores iriam absolver-lhe.C Os netos, ao saírem, gritaram: nós lhe amamos, vovó.D O atleta supôs que aquele treinamento poderia prejudicar-lhe.E O freguês foi logo dizendo ao vendedor: no momento, não posso pagar-lhe.
Anexos:
Respostas
respondido por:
6
Olá,
O uso adequado do pronome "lhe" só acontece quando ele é usado como objeto indireto. Na primeira frase, há a presença de verbo transitivo direto, descartando o uso de "lhe"< o correto seria "o júri o condenaria". No segundo caso ocorre o mesmo, sendo que há outro verbo transitivo direto, o que retira a necessidade de uso do pronome "lhe".
O mesmo acontece nas outras alternativas, com exceção da E, onde o verbo "pagar" pode ser usado de duas maneiras distintas, onde quando algo é pago, temos um objeto direto, mas quando alguém recebe, usa-se o um objeto indireto, resultando assim em "pagar-lhe".
É correta a Alternativa E.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás