(UFSC 2011)O heredograma abaixo mostra uma família onde encontramos indivíduos não afetados (quadrados e círculos brancos) e afetados por uma anomalia (quadrados e círculos pretos).Segundo a 1a e a 2a lei de Mendel, a análise deste heredograma nos permite concluir corretamente que:1) o padrão de herança da anomalia é autossômico dominante.2) o indivíduo III – 4 com certeza é heterozigoto.4) a chance do indivíduo II – 3 ser heterozigoto é de 50%.8) os indivíduos do casal II – 1 e II – 2 são heterozigotos.16) trata-se de uma herança, ligada ao sexo, de padrão recessivo.32) a possibilidade do casal II – 3 e II – 4 ter outra filha afetada pela anomalia é de 25%.64) a chance do casal III – 4 e III – 5 ter outro filho do mesmo sexo que IV – 1 no entanto afetado é de 16,6%.
Respostas
Olá!!!
APENAS AS ALTERNATIVAS 08 E 64 SÃO VERDADEIRAS.
Primeiro podemos observar que a anomalia em questão é recessiva, pois, vemos, por exemplo, o casal II-1 e II-2 é um casal normal, porém têm filhos afetados com anomalia. A partir disso podemos deduzir também que se trata de um casal heterozigoto (Aa), pois se eles não apresentam nenhuma anomalia, mas seus filhos sim significa que ambos têm um fenótipo ‘a’, e que cada um dos filhos recebeu um da mãe e um do pai. ALTERNATIVA 08 CORRETA.
A probabilidade do casal III – 4 e III – 5 ter um filho homem é de 50% ou 1/2, porém um filho homem afetado a probabilidade cai para 16% já que trata-se de uma doença recessiva. ALTERNATIVA 64 CORRETA.
Espero ter ajudado!!
Resposta:
resposta: a chance do casal III – 4 e III – 5 ter outro filho do mesmo sexo que IV – 1 no entanto afetado é de 16,6%.