• Matéria: Biologia
  • Autor: elaizaminelly2037
  • Perguntado 7 anos atrás

(UFSC 2015)No noticiário atual ou mesmo em séries de TV e novelas, tem sido frequente a referência aos “exames de DNA” ou “testes de DNA” para determinação de paternidade, identificação de criminosos ou de suas vítimas e mesmo de cadáveres. Com relação a estes testes e ao DNA, é CORRETO afirmar que:1) nos testes de DNA, é necessário fazer o sequenciamento de todo o DNA presente na célula de um indivíduo para compará-lo com o DNA de outra pessoa.2) para realizar este tipo de exame, é necessário coletar células sanguíneas, principalmente as hemácias, pela quantidade de DNA que estas apresentam.4) nestes testes, é possível fazer exclusão de paternidade, pois um filho deve apresentar pelo menos um cromossomo de origem paterna.8) exames de DNA podem ser utilizados para traçar semelhanças evolutivas entre espécies.16) para realizar este tipo de teste, é necessário que o DNA seja “fragmentado” por enzimas especiais e depois analisado com o auxílio de microscópios.32) os testes de DNA só são possíveis quando se comparam as sequências das bases nitrogenadas e a sequência das pentoses.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
45

Olá!

Ao analisar as afirmações podemos concluir que:

1 – Incorreta. Não é necessário o sequenciamento de todo o DNA, mas de segmentos da molécula de DNA que são conseguidos pelas enzimas de restrição.

2 – Incorreta. É necessária a coleta de células sanguíneas, principalmente os glóbulos brancos e os leucócitos.

4 – Incorreta. Os filhos apresentam metade dos cromossomos de origem paterna e metade de origem materna.

8 – Correta.

16 – Incorreta. As enzimas que devem fragmentar o DNA são as de restrição e a análise é feito pelo método da eletroforese.

32 – Incorreta. A comparação é das bases nitrogenadas correspondentes a um nucleotídeo. A pentose faz parte da molécula de nucleotídeo.

Sendo assim, a afirmativa correta é a 8.

Espero ter ajudado, bons estudos!

respondido por: kevincaraio
4

Resposta:

Olá, eu não consegui entender a número 4. devido ao fato do filho ter metade dos cromossomos de origem paterna, ele não deveria ter pelo menos um? logo, se tiver ou não, pelo menos um cromossomo paterno, o pai poderia ser reconhecido como pai, ou excluido né?!

Perguntas similares