• Matéria: História
  • Autor: aguidafernandes4813
  • Perguntado 7 anos atrás

48(...) não se tratava de um plano econômico completo, mas de um plano quinquenal de dispêndio público nos quatro setores que acabamos de mencionar. Pode ser encarado como uma reação à ênfase dada pela Missão Cooke à necessidade de industrialização e ao surto generalizado de desenvolvimento industrial do período de guerra, que tornava a economia cada vez mais defasada em outros setores (como nos transportes, energia, suprimento alimentar e saúde), fazendo aparecer inúmeros pontos de estrangulamento.(BAER, Monica. A internacionalização financeira no Brasil, 1986, p. 32)O texto acima faz menção aoA Plano de Metas, de Juscelino Kubistchek B Plano SALTE, de Dutra.C Plano Real, de Itamar Franco.D Plano Cruzado, de José Sarney.E PAEG, de Castello Branco.

Anexos:

Respostas

respondido por: pissurnof
5

Por meio das características descritas no texto, pode-se deduzir que o que está sendo mencionado é o plano SALTE. Logo, a resposta está na alternativa b.

Elaborado pelo governo Dutra, que assumiu pouco após o fim da Segunda Guerra Mundial, ele visava o maior desenvolvimento dos setores de saúde, alimentação, transporte e energia. Entretanto, o plano SALTE foi prejudicado pela alta taxa de inflação que elevou o custo de vida durante o final da década de 1940 no Brasil. O governo tentaria combater isso direcionando a maior parte dos investimentos em setores prioritários, mas acabaria sacrificando no processo o poder aquisitivo dos salários.

Perguntas similares