• Matéria: História
  • Autor: nogueira4945
  • Perguntado 7 anos atrás

48Examine o mapaO BRASIL APÓS A INDEPENDÊNCIAOCEANOa'.-seCCFA'.OMOB KO' co-rno* 3«I Corfatofigto do tqmdof i '«flI CoVilo E r*ul-Ai|i«(ilin> p>lc ' uc-t'oW du PfovincU CÍiçiw.ríiirsj4i8aeiCom base no mapa, é correto afirmar:A A província de Pernambuco perdeu parte de seu território, correspondente à margem esquerda do Rio São Francisco, como represália do poder central, logo após o final da Confederação do Equador.B 0 mapa reforça a perspectiva de que o processo de emancipação política no Brasil foi completamente pacífico e resumiu-se às articulações em São Paulo e Rio de Janeiro.C A Confederação do Equador tinha como objetivo estabelecer uma monarquia constitucional no Nordeste, tendo como base a província de Pernambuco.D A separação da província de Cisplatina, que posteriormente se tornaria o Uruguai, ocorreu devido à lealdade de suas lideranças políticas à monarquia portuguesa.E Os conflitos registrados no Grão-Pará, Maranhão, Piauí e Bahia tinham caráter republicano e revelavam o descontentamento com o arranjo político que estabeleceu a monarquia no Brasil.

Anexos:

Respostas

respondido por: makmorales
8

Olá,

Após a Confederação do Equador, a antiga província de Pernambuco teve territórios perdidos, diminuindo sua composição de terras inicial. Tal atitude foi em decorrência da sua participação na Confederação.

O Governo Central determinou punir a província de Pernambuco com a diminuição de seu território, o que também a enfraquecia politicamente, inviabilizando qualquer tipo de resposta. Coube aos provincianos aceitar a imposição do governo.

É correta a Alternativa A.

Espero ter ajudado!

respondido por: AntonyellyP
0

Resposta:

Explicação:

Perguntas similares