59Marco Cianfaneíli, Release (Soltura). 2012. África do Sul. aço pintado e cortado a laser,profundidade 20.8 m. altura 9,48 m e largura 5,19 m.As imagens apresentam, de diversos ângulos, a escultura de Marco Cianfanelli em homenagem ao 50° aniversario da captura e prisão de Nelson Mandela, em 1962. A obra e composta por hastes de aço de altura variavel, cortadas a laser q inseridas na paisagem, na província de KwaZulu-Natal, onde Mandela foi detido pelo regime do apartheid. Ao comentar a sua obra, o artista afirmou: "As 50 colunas representam os 50 anos que se passaram desde a sua captura, mas também sugerem a ideia de que muitos compoem um conjunto; referem-se a solidariedade. Indicam a ironia de que o encarceramento de Mandela o transformou em um ícone de luta, alimentando a resistência que levou o pais a democracia".As afirmações abaixo constituem aspectos da proposta política e estetica do artista. EXCETOA De perto, a escultura parece um punhado de barras de aço negro de formato irregular, apontando para o ceu e reproduzindo a sensaçao de estar entre grades.B A medida que o observador se afasta da floresta de colunas pelo caminho, elas gradualmente se alinham, formando a imagem focada e tornando reconhecível o líder político da luta contra o apartheid.C A cor preta das hastes permite destaca-las da paisagem, mas também se refere a atuaçao do Presidente Mandela. que construiu uma África do Sul para os negros sul-africanos, perseguindo a minoria branca.D De lado. visualiza-se um agrupamento disperso de hastes, que, frontalmente, transforma-se em uma imagem coerente e solidaria, evocando a açao coletiva que levou a derrubada doapartheid.E A escultura impacta a paisagem por sua monumentalidade e a ressignifica, transformando o lugar da detenção de Mandela em memorial do combate a segregação racial e da conquista dos direitos civis na África do Sul.
Anexos:
Respostas
respondido por:
15
Mandela não defendia a perseguição da minoria branca, mas uma perspectiva que ele mesmo chamava de "Perdão e Verdade", por meio do qual todas as pessoas envolvidas na manutenção do regime do Apartheid deveriam depor sobre a sua participação, confessando seus crimes, mas não deveriam ser perseguidas politicamente ou presas por conta disto, defendendo a ampla anistia de todos os envolvidos.
Isto permitiu que o processo fosse pacífico, quando muitos esperavam um processo violento de pacificação na África do Sul, motivo pelo qual o próprio Mandela ganhou um Nobel da Paz.
É correta a alternativa C.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás