Respostas
o PT é um partido de centro-esquerda e que defende não a perspectiva da revolução socialista, mas da harmonia entre classes sociais, de modo que defende a criação de mecanismos de proteção social sem superar a ordem capitalista.
o PSDB, historicamente, é um partido social-democrata (até no nome), mas desde a década de 1990 adotou uma perspectiva mais liberal da social-democracia, defendendo as privatizações e a desestatização como forma de garantir o crescimento econômico.
O PDT é um partido trabalhista, defendendo, sobretudo, a criação e a defesa de direitos trabalhistas, sem a defesa da superação do capitalismo.
o PSOL é um partido de inspiração socialista, mas também não é revolucionário, defendendo a "humanização do capitalismo" como forma de criar uma sociedade em que não seja corrente nem o capitalismo atual e nem o socialismo de inspiração soviética.
o PCdoB é, teoricamente, um partido comunista e revolucionário, defendendo a superação do capitalismo e a instauração de um modelo comunista de produção, mas, em tempos recentes, o partido parece ter abandonado esta perspectiva em prol de uma "governabilidade do capitalismo".
Vagabundagem, esquerdismo, incompetência, anti- meritocracia, e anti-democracia.