A exemplo do que aconteceu na Europa e nos Estados Unidos, os diversos grupos sociais que tiveram contato com as ideias iluministas e liberais as interpretaram conforme seus interesses. Explique essa frase
Respostas
As ideias iluministas e liberais são ideias políticas, de modo que sozinhas elas não tem sentido nenhum, só adquirem um sentido quando são introduzidas em determinada realidade social, e a realidade social é pautada por interesses, de modo que como estas ideias são interpretadas (o que é liberdade, por exemplo, quem são os cidadãos e qual o sentido de "Interesse público) variam de acordo com estes interesses.
Os portugueses, por exemplo, promoveram uma revolta de caráter liberal, em defesa da liberdade e contra o Absolutismo monárquico, mas não defendiam a libertação das colônias portuguesas (como não faziam os franceses), de modo que a sua ideia de "liberdade" só atendia ao que os interessava e excluía as coisas que os prejudicavam.
Resposta:
Cada grupo social se apropriou das ideias que o beneficiavam. Exemplo, para a elite colonial, a liberdade representava o fim do monopólio português, de forma que ela pudesse comercializar livremente. Para esse grupo, a liberdade não podia se estender aos escravizados, pois estes eram considerados suas propriedades. Para os escravizados, ao contrário, liberdade significava o fim da escravidão.