• Matéria: Contabilidade
  • Autor: viniciusmvq17
  • Perguntado 8 anos atrás

No Balanço Patrimonial, desde que ele seja corretamente estruturado, logo depois das obrigações para com terceiros, a qual é representada pelo Passivo Circulante e também pelo Passivo Não Circulante, temos o Patrimônio Líquido.

De acordo com os conceitos apresentados acima, faça uma breve explicação, demonstrando os motivos pelos quais o Patrimônio Líquido é apresentado no Passivo dentro do Balanço Patrimonial.

Respostas

respondido por: eulucioaraujo
1

Olá!

O Patrimônio Líquido é classificado no passivo por dois motivos principais:

1º - Define-se como "passivos" contas que abrigam obrigações contraídas para com terceiros a fim de manter o funcionamento de uma entidade. A conta de PL "Capital Social" representa a quantia empregada na empresa pelos sócios. Logo, tecnicamente, trata-se de uma obrigação da empresa para com seus sócios.

2º - No passivo, estão presentes as fontes de financiamento, isto é, os recursos obtidos para arrecadação de ativos. Como o Capital Social representa uma quantia aplicada pelos sócios da empresa para adquirir ativos para ela, ele também é caracterizado como fonte de financiamento. Essa relação sustenta a equação A = P + PL.

Espero ter ajudado, um abraço! :)

Perguntas similares