Respostas
OCORRÊNCIA NATURAL: Encontra-se, associado à platina e em alguns sulfetos, em pequenas quantidades na Rússia, Bornéu e Brasil.
PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS: Insolúvel em todos os ácidos, até mesmo em água-régia, o rutênio reage com cloro elementar dando o cloreto RuCl3 e com bases fundidas, formando uma solução alaranjada de rutenato. O estado de oxidação do rutênio pode variar de II até VIII, embora os mais estáveis sejam III e IV.
UTILIZAÇÃO: Como catalisador de algumas reações de oxidação.
- Ligas de rutênio;
- Filamentos elétricos;
- Material resistente à corrosão (Ligas metálicas com 30 à 70% de rutênio);
- Catalisador em reações específicas;
- Substituto da platina em joalheria;
- Ponta de pena de caneta tinteiro
Espero ter ajudado
É um metal branco, duro e frágil que apresenta quatro formas cristalinas diferentes. Se dissolve em bases fundidas. e não é atacado por ácidos a temperatura ambiente. A altas temperaturas reage com os halogênios e com hidróxidos. Pode-se aumentar a dureza do paládio e da platina com pequenas quantidades de rutênio. Igualmente, a adição de pequenas quantidades aumenta a resistencia a corrosão do titânio de forma importante. Se tem obtido uma liga de rutênio e molibdênio supercondutora a 10,6 K.
Os estados de oxidação mais comuns são +2, +3 e +4. Existem compostos nos quais apresenta estado de oxidação desde 0 até +8, e também -2. O tetraóxido de rutênio, RuO4 (estado de oxidação +8), é muito oxidante, mais que o análogo ósmio, e se decompoem violentamente a altas temperaturas.