Respostas
Olá, boa noite, Carol. Espero ajudá-la pelo menos um pouco.
A erosão é uma transformação no solo e nas rochas, ou melhor, o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo e das rochas. Ocorre de forma natural, mas pode ser intensificada e até provocada pela ação humana.
A classificação das erosões está condicionada a fatores como o tipo de agente erosivo (a água, os ventos e os seres vivos), o relevo, a estrutura geológica do terreno erodido e os processos anteriores a que foi submetido.
Vejamos a seguir alguns dos principais tipos de erosão:
Erosão pluvial
É o tipo de erosão provocado pela água da chuva. Na realidade, a água das precipitações é a maior responsável pelos processos erosivos. A chuva provoca a erosão natural das rochas e agrava o processo de desgaste de solos degradados pela ação humana. A proporção da erosão, portanto, não depende apenas da intensidade e do volume de água da chuva, mas, especialmente, do tipo de tratamento dado ao terreno.
Erosão fluvial
Ela é ocasionada pela ação da água dos rios e córregos e aprofunda os vales em relação às terras circundantes. A erosão fluvial é agravada quando a mata ciliar é retirada, pois as margens são desgastadas pela força das águas, o que intensifica os processos de assoreamento dos rios.
Erosão marinha
Provocada pela ação das águas dos mares e oceanos, a erosão marinha causa o desgaste de rochas e solos litorâneos, contribuindo para a formação de praias e de paisagens costeiras, tais como as falésias.
Erosão eólica
É provocada pela ação dos ventos, que, aos poucos, vão deslocando partículas das rochas e do solo e atuando no transporte de sedimentos. Esse tipo de erosão é bem mais lento do que o ocasionado pela água e é mais perceptível em locais onde o clima apresenta baixas médias de precipitação e umidade.
Erosão glacial
Nas regiões em que há temperaturas negativas, há o congelamento da água contida na superfície e no subterrâneo. Quando a água congela, seu volume aumenta – ela se expande –, e essa expansão gera a movimentação em blocos, que provoca o deslocamento de material. Além disso, as partículas de água contidas nos solos quando congeladas também se movimentam, contribuindo para os processos erosivos nesses locais.
Erosão gravitacional
Como o próprio nome sugere, esse tipo de erosão ocorre em terrenos com alta declividade, como em cadeias montanhosas. Os materiais das áreas superiores, por força da gravidade, “caem” para as áreas inferiores. A depender da proteção do solo ou da rocha e do tipo de material, esse processo pode ser gradual ou deslocar grandes blocos rochosos.
Erosão fluvial=Ela é ocasionada pela ação da água dos rios e córregos e aprofunda os vales em relação às terras circundantes
Erosão marinha=Provocada pela ação das águas dos mares e oceanos, a erosão marinha causa o desgaste de rochas e solos litorâneos, contribuindo para a formação de párias e de paisagens costeiras,como as falésias.
Erosão eólica=É provocada pela ação dos ventos, que, aos poucos, vão deslocando partículas das rochas e do solo e atuando no transporte de sedimentos.
Erosão glacial=Nas regiões em que há temperaturas negativas, há o congelamento da água contida na superfície e no subterrâneo. Quando a água congela, seu volume aumenta ela se expande, e essa expansão gera a movimentação em blocos, que provoca o deslocamento de material.
Erosão gravitacional=esse tipo de erosão ocorre em terrenos com alta declividade, como em cadeias montanhosas. Os materiais das áreas superiores, por força da gravidade, “caem” para as áreas inferiores.