1)
"O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (...) observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis" (FONTE: PAPALIA, D.E., FELDMAN, R.D. Desenvolvimento Humano. 12.ed. Porto Alegre: Artmed, 2013, p.36).
Em determinada fase do desenvolvimento acontecem as seguintes mudanças: estirão do crescimento nas meninas, maturação esquelética, influência da família, da escola e de outros ambientes, fase da autonomia moral, construção do autoconceito, desenvolvimento da autonomia, necessidade de amizade e convivência com os pares, surgimento de conflitos e a necessidade de desenvolver competências para sua resolução. Essas características referem-se a qual fase do desenvolvimento humano? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Primeira infância.
b)
Segunda infância.
c)
Terceira infância.
d)
Puberdade.
e)
Adolescência.
2)
O desenvolvimento humano segue um contínuo, mas não é linear. Há altos e baios, avanços e retrocessos durante o ciclo vital. "A classificação cronológica da vida adulta, assim como da juventude, e´ arbitrária, mas e´ vantajosa porque permite identificar períodos demarcados por experiências sociais e alterações físicas e cognitivas compartilhadas por indivíduos da mesma faixa etária" (FONTE: FREITAS, M.F.R.L, PINTO, R.O., FERRONATO, R.F. Psicologia da Educação e da Aprendizagem. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p. 137).
Em uma das fases da vida adulta, há o aumento da expectativa de vida: é a fase de planejamento para a velhice. Há também a diminuição da acuidade visual, perda auditiva, da capacidade reprodutiva e da densidade óssea, mas, por outro lado, as habilidades cognitivas permanecem estáveis. Sobre qual fase da vida adulta este texto se refere? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Adolescência.
b)
Juventude.
c)
Vida adulta inicial.
d)
Vida adulta intermediária.
e)
Velhice.
3)
Na metade do século XX, as ciências sofreram transformações profundas, principalmente nas seguintes áreas: Psicologia, Linguística, Neurociência e Inteligência Artificial. Essas transformações ocorridas entre as décadas de 1950 e 1970, chamadas de Revolução Cognitiva, conduziram a um conjunto de disciplinas que hoje chamamos de ciências cognitivas. Com relação à linguística cognitiva, analise as afirmativas abaixo.
I – Interliga princípios da cognição, da linguagem e da interação nos enunciados linguísticos.
II – Apresenta procedimentos descritivos que permitem explicar de que forma o discurso está relacionado a processos cognitivos gerais dos quais a linguagem faz parte.
III – Só é validado no contexto de comunicação onde ocorre.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
Apenas I.
b)
Apenas II.
c)
Apenas III.
d)
Apenas I e II.
e)
I, II e III.
4)
A Psicologia Cognitiva estuda as capacidades intelectuais humanas, analisando as formas como as pessoas solucionam tarefas mentais e constroem modelos para a compreensão de tais processos, compreendidos a partir do paradigma do processamento de informação. Este, ocorre por meio de processos cognitivos básicos e superiores. Um dos processos cognitivos básicos é considerado a porta de entrada dos estímulos que serão processados cognitivamente. Por meio deste podemos extrair significados do meio externo, seja através da visão, seja através da audição. Qual é esse processo? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Percepção.
b)
Atenção.
c)
Memória.
d)
Consciência.
e)
Inteligência.
5)
As inteligências múltiplas são a capacidade para resolver problemas e criar produtos que possuam valor para determinadas culturas (GARDNER, 1994). Elas correspondem a capacidades específicas do espectro de atividades humanas e são pouco dependentes entre si. Entretanto, não funcionam de forma isolada, pois qualquer atividade humana depende de combinações entre os diferentes tipos de inteligência. Com relação às inteligências múltiplas proposta por Gardner, analise as alternativas a seguir.
(FONTE: GARDNER, H. Estruturas da mente: a teoria das múltiplas inteligências. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994).
I – Inteligência Lógico-matemática.
II – Inteligência linguística.
III – Inteligência cenestésica.
IV – Inteligência musical.
V – Inteligência emocional.
Faz parte da teoria das Inteligências Múltiplas criada por Gardner? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Apenas I, II e III.
b)
Apenas II, III e IV.
c)
Apenas III, IV e V.
d)
Apenas I, II, III e IV.
e)
I, II, III, IV e V.
Respostas
Olá!
1) Alternativa D: Adolescência.
É na adolescência que ocorrem no corpo transformações derivadas de mudanças hormonais (a chamada "puberdade"). Nessa fase da vida, ocorrem também mudanças no trato social. São estabelecidas novas relações com os pais, é dada uma flexibilidade para lidar com adversidades e muitas alterações psicológicas acontecem.
2) Alternativa D: Vida adulta intermediária.
É na vida adulta intermediária que se dá o planejamento para a velhice.
3) Alternativa E: I, II e III
Todas as assertivas tratam corretamente sobre a linguística cognitiva.
4) Alternativa A: Percepção
É por meio da percepção que podemos extrair significados do meio externo.
5) Alternativa D: Apenas I, II, III e IV
A afirmativa V está incorreta. A inteligência emocional não faz parte da teoria das Inteligência Múltiplas proposta por Gardner.
Espero ter ajudado.