2) Leia o texto a seguir. "A 'luz' do pensamento de Augusto Comte, ganha espaço na emergente camada média brasileira da segunda metade do século XIX, quando nossos positivistas entrincheirados nas instituições de ensino, nos quartéis, nas repartições públicas etc., somam seus esforços contra o Império e a favor de uma República, sem negros no pelourinho, sem catolicismo hegemônico e com uma nova religião, a religião da humanidade, que com seus sacerdotes da ordem, implantaria o estandarte do amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim, acreditando que nossa eclética sociedade da época, convertida ao novo credo seguiria rumo ao patamar experimental e científico do estado positivo, abandonando os dogmas teológicos e as obscuridades metafísicas. Heterodoxos com relação a doutrina de Comte, os Positivistas Ilustrados, liderados por Luis Pereira Barreto, confiavam que a iluminação cientificista, viria inaugurar um tempo sem o mal-estar social gerado pelas ideias e ações baseadas nas emoções e impulsos metafísicos, um tempo matemático, físico e positivo, um estado onde o homem dependerá unicamente da razão e da ordenação das coisas para o domínio da natureza. Então, neste inventário inicial sobre homens de ideias do século XIX, denominados de positivistas ilustrados, cabe destacar que, mesmo não conseguindo implantar a sociedade racional positivista, com suas cidades iluminadas pela lâmpada de Augusto Comte e com sua sede mundial localizada em Paris (cidade luz), esses intelectuais, que foram derrotados politicamente pelos liberais, conseguiram um feito que perpetuou a Moral Positivista neste país, o carimbo de Ordem e Progresso, no símbolo mais exibido aos brasileiros, a Bandeira Nacional; o que nos leva a pensar, que apesar dos avanços intelectuais contemporâneos, a sombra de Comte e de seus adeptos está presente em nosso cotidiano e atravessará o novo milênio (PAIXÃO, 2000)." A partir das informações apresentadas, pode-se inferir corretamente que: Alternativas: a) o autor destaca o caráter conservador e atrasado dos lemas defendidos pelos intelectuais positivistas no Brasil durante o século XIX. b) o positivismo no Brasil defendia a implementação de um sistema político republicano e o fim da escravidão, posições progressistas no contexto social da segunda metade do século XIX. c) o autor indica que os chamados positivistas no Brasil tiveram dificuldades para transmitir suas ideias nas instituições de ensino. d) o positivismo surge no Brasil associado ao catolicismo, religião predominante na sociedade brasileira do século XIX. e) os positivistas no Brasil defendiam o estabelecimento de sociedade racional positivista com características próprias, distinguindo-se do modelo idealizado por Auguste Comte.
Respostas
Vamos analisar cada alternativa por vez para, ao final, poder indicar a resposta correta da questão:
a) Falsa. É destacado no texto como os positivistas queriam abolir dogmas e obscuridades.
b) Verdadeira. Trata-se exatamente do referido.
c) Falsa. O texto destaca logo no início como os positivistas estavam "entrincheirados nas instituições de ensino".
d) Falsa. O texto destaca como os positivistas eram contrários a um catolicismo hegemônico.
e) Falsa. Os positivistas brasileiros eram fortemente influenciados por Auguste Comte.
Como a única alternativa verdadeira é a b, trata-se da resposta correta da questão.
b) o positivismo no Brasil defendia a implementação de um sistema político republicano e o fim da escravidão, posições progressistas no contexto social da segunda metade do século XIX