O que provocou a alteracao nos ganhos de Portugal e Inglaterra com as exportacoes entre esses Estados?
Respostas
Graças àquilo que ficou conhecido como o Acordo do Pão e Vinho, Portugal e Inglaterra passaram a negociar "livremente" entre eles mesmos, o que influenciou, como era de se esperar, as trocas comerciais promovidas também entre as colônias.
Com isto a indústria de bens de consumo portugueses, que, na época, eram principalmente roupas, foi bastante prejudicada, pois todo o mercado passou a ser atendido pelas manufaturas inglesas, enquanto que a Inglaterra obteve grandes lucros que possibilitaram que as suas manufaturas se desenvolvessem, sendo mais benefício para a Inglaterra que para Portugal.
Resposta:
a) A partir de 1703 a diferença de ganhos de exportação da Inglaterra em relação a Portugal disparou. As exportações inglesas passaram a valer muito mais que as portuguesas para a Inglaterra e o déficit comercial português aumentou muito. A balança comercial entre os dois países se desequilibrou completamente.
b) O Tratado de Methuen, de 1703. Os manufaturados têxteis que a Inglaterra exportava para Portugal valiam muito mais que os vinhos portugueses exportados para a Inglaterra.
c) Para obter recursos que cobrissem o déficit com a Inglaterra, Portugal tomou medidas fiscalizatórias que inibiam ainda mais o contrabando e aumentou a carga tributária. Essas medidas ampliaram a pressão sobre os colonos e o descontentamento com a metrópole.