Atol das rocas. Localização, extensão, clima, características da água, outras características. Como são as formações de recife? Que seres abrigam?
Respostas
O Atol das Rocas é um pequeno grupo de ilhas localizado no Oceano Atlântico Sul, mais especificamente na região costeira do estado brasileiro do Rio Grande do Norte (267 km a leste da cidade de Natal). É considerado um dos mais importantes patrimônios ecológicos do Brasil.
Área: 378,2 km (37.820 hectares)
- Estado que pertence: Rio Grande do Norte
O Atol das Rocas é muito importante do ponto de vista ecológico, pois é uma área de reprodução, abrigo e alimentação de diversas espécies animais.
Clima: Tropical oceânico
- A fauna é composta, principalmente, por aves: andorinha-do-mar, viuvinha, atobás e fragatas. Nas águas ao redor do atol existe uma rica biodiversidade composta, basicamente, por algas, crustáceos, moluscos e diversas espécies de peixes (garoupa, xaréu, gudião, xargo e donzela).
A Reserva Biológica Atol das Rocas é uma unidade de conservação brasileira que está na categoria de proteção integral, segundo o ICMBio. É formado por um conjunto de ilhas que se originaram de corais e algas calcárias.
Atol das rocas
- Localização: Situado a 80 milhas náuticas que é equivalente a 130 km do arquipélago de Fernando de Noronha, que pertence ao estado de Pernambuco;
- Extensão: Apresenta 35 mil hectares, cerca de 360 km². Sua superfície marinha tem em média 1 mil metros de profundidade;
- Espécies que abrigam: Serve de berçário para diversas espécies. Local de desova de tartarugas-verdes e local de abrigo e alimentação da tartaruga-de-pente. Abriga mais de 150 mil espécies de aves marinhas que usam esse espaço para a reprodução.
Veja mais sobre Atol das Rocas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/13798469
#SPJ2