• Matéria: Biologia
  • Autor: laurafoliveiraowe5v9
  • Perguntado 8 anos atrás

duas mulheres disputam a maternidade de uma criança que, ao nascer apresentou a doença hemolítica ou eritroblastose fetal, por incompatibilidade com o sangue da mãe. O sangue das duas mulheres foi testado com o uso do soro anti-RH, e seus dados são representados acima.
Qual das mulheres poderia ser a verdadeira mãe daquela criança? Justifique sua resposta.

Por favor ajudem! Estou muito confusa.

Anexos:

Respostas

respondido por: josepoliveira
196

A mãe é aquela em que o sangue não aglutinou. Se colocado o soro Anti-Rh e não há aglutinação significa que esse tipo sanguíneo não possui o fator Rh, sendo essa pessoa Rh-

A eritroblastose fetal decorre da incompatibilidade do sangue Rh- da mãe com o sangue Rh+ da criança. O sangue Rh- da mãe possui anti-corpos que atacam as hemácias portadoras de fator Rh no sangue do filho.


laurafoliveiraowe5v9: obgd, vc me ajudou muito.
respondido por: vchinchilla22
3

A verdadeira mãe dessa criança que nasceu com eritroblastose é a mulher número 2, já que sua amostra de sangue não apresenta aglutinação o que indica que seu  Rh difere do bebê, sendo a causa da doença hemolítica dele.

Eritroblastose fetal

A eritroblastose é um problema de sangue em recém-nascidos que ocorre quando a mãe produz anticorpos (Rh⁻) durante a gravidez que atacam os glóbulos vermelhos do feto (Rh⁺), ou seja, a mãe e o bebê têm tipos sanguíneos diferentes.

Então, neste caso para achar a verdadeira mãe da criança se deve comprovar que eles apresentam tipos sanguíneos diferentes, assim, ao realizar a prova o soro anti-RH, a amostra da mãe não deve apresentar aglutinação porque ela não tem esse fator Rh.

Entenda mais sobre os tipos sanguíneos em: https://brainly.com.br/tarefa/27820278

Anexos:
Perguntas similares