Respostas
Olá.
Inicialmente, é importante denotar que estágios/etapas/fases/ciclos do desenvolvimento humano são meios de criar parâmetros para definir "normalidade" - esses parâmetros vão ser gerados por meio de pesquisas.
Tendo em mente o que foi supracitado, podemos afirmar que esse conhecimento pode auxiliar na busca por anormalidades - visando maior engajamento de indivíduos em diversos contextos, profissionais, sociais e etc.
Pensando na relação com o próprio Ego e o meio social, estágios/etapas/fases/ciclos do desenvolvimento humano são importantes para o desenvolvimento e promoção de "imagens humanas". Como exemplo, pode-se pensar sobre a adolescência e a velhice, que tiveram seus enfoques mudados em diversos momentos, e, por causa disso, alteraram a realidade daqueles que estavam na adolescência e na velhice.
Pensando no trabalho com outras pessoas, podemos afirmar que o conhecimento estágios/etapas/fases/ciclos do desenvolvimento poderá nos moldar em nossas relações - principalmente quando/enquanto psicólogos.
O conhecimento científico dos estágios/etapas/fases/ciclos poderá nos guiar, também, na produção de subjetividade individual e coletiva.
Qualquer dúvida, deixe nos comentários.
Bons estudos