(ESPM-SP) A França no século XVI viveu mergulhada em uma instabilidade que envolvia aspectos políticos e religiosos, como foi exemplo o infame massacre da Noite de São Bartolomeu, em 1572. Com a intenção de pacificar o país, o rei Henrique IV promulgou o Edito de Nantes pelo qual:
Respostas
foi concedida liberdade de culto aos pro testantes, bem como o direito de conservar algumas praças de guerra para sua defesa.
Com a intenção de pacificar o país, o rei Henrique IV promulgou o Edito de Nantes pelo qual foi concedida liberdade de culto aos pro testantes, bem como o direito de conservar algumas praças de guerra para sua defesa.
O Édito de Nantes foi promulgado em 1598 pelo rei Henrique IV, destinado a restaurar a paz interna na França, rompida com a Guerra das Religiões.
O decreto definiu os direitos dos protestantes franceses, os huguenotes. Incluíam-se a plena liberdade de consciência e de culto privado; a liberdade de culto público onde quer que tivesse sido previamente autorizado e sua extensão a numerosas outras localidades e áreas de nobres protestantes; plenos direitos civis, inclusive o de exercer função pública; subsídios da corte às escolas protestantes; tribunais especiais compostos por juízes católicos e protestantes para julgar casos envolvendo protestantes; permissão da organização da igreja protestante na França; e controle protestante sobre cerca de 200 cidades então governadas pelos huguenotes, inclusive fortalezas como a La Rochelle, com a coroa contribuindo para a manutenção das guarnições militares e fortificações.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18877260