Para José Miguel Wisnik (2008) o futebol e a música popular possuem características específicas que permitem que os brasileiros se identifiquem e que o mundo reconheça o Brasil. É por meio da linguagem futebolística que o brasileiro “futeboliza sua vida”, trazendo o esporte para sua fala, modo de expressão e comunicação com os demais.
WISNIK, J. M. Veneno remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 2008.
Analisando o fragmento exposto acima e entendendo o futebol como representação e manifestação social, analise as afirmações a seguir:
I. Seja por fins competitivos ou pela prática lúdica, o futebol é um esporte que tem um papel fundamental na cultura brasileira.
II. Em constante modificação, o esporte pode ser apropriado de diversas formas. É possível concluir que somos o que o futebol faz de nós.
III. Propicia o desenvolvimento humano e social pela aproximação de pessoas de diferentes religiões, gêneros e classes sociais.
IV. O futebol é uma ferramenta do estado que serve como agente de segregação social, exercendo papel essencial na cultura brasileira.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I apenas.
Alternativa 2:
III apenas.
Alternativa 3:
I e III apenas.
Alternativa 4:
I, II e III apenas.
Alternativa 5:
I, III e IV.
Respostas
respondido por:
9
Olá!
As alternativas I, II e III estão corretas.
Bem, o futebol não serve como fator de segregação, muito pelo contrário, assim como os outros esportes, seu objetivo é promover a coletividade, união, independente de qualquer diferença que os indivíduos tenham.
Por isso, o esporte é necessário para o desenvolvimento da sociedade, seja de forma profissional ou não as atividades físicas devem estar inclusas no nosso dia a dia, trazendo benefícios sociais, de saúde e até mesmo culturais.
Até mais!
respondido por:
12
Resposta:
Letra C
Explicação:
RESPOSTA CORRETA: I e III APENAS.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás