(Ufpr) Considerando as teorias mais aceitas atualmente para a origem da vida e o início da história dos seres vivos, considere as seguintes afirmativas: 1. A simbiose teve papel relevante na origem dos eucariontes. 2. A diversidade de funções desempenhadas pelo RNA leva a crer que este tenha sido precursor do DNA. 3. Organismos multicelulares, como as plantas, foram responsáveis pelo início do grande aumento da concentração de oxigênio na atmosfera terrestre. 4. A existência do oxigênio na atmosfera terrestre foi imprescindível para o surgimento da vida. Assinale a alternativa correta. :a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Respostas
A resposta correta é E.
A afirmativa 1 está correta porque os eucariontes (organismos cuja célula apresenta núcleo) apresentam mitocôndria, uma organela responsável por produzir energia química para a célula. De acordo com as teorias mais recentes, a mitocôncria teria se originado a partir da fagocitose de alguma bactéria heterótrofa (ou seja, que não produz o próprio alimento e depende de consumir material externo) que não foi digerida e passou a integrar um relacionamento de endossimbiose com a célula hospedeira. Isso é evidenciado pela presença de duas membranas lipoproteicas circundando a mitocôndria (uma teria se originado do vacúolo digestivo e a outra pertenceria a bactéria ancestral) e também pela existência de material genético próprio dentro da mesma.
A segunda afirmativa também está correta e faz referência a hipótese do mundo de RNA. Pelo que já foi estudado, sabe-se que o RNA apresenta não só função de conter informações genéticas, como também catalítica, acelerando reações metabólicas. Em um organismo primordial, muito mais simples do que os microorganismos que temos atualmente, a presença de RNA na célula realizaria duas funções ao mesmo tempo, sendo, portanto, mais plausível que este desse origem ao DNA do que o contrário.
A terceira afirmação está incorreta por considerar que os níveis de oxigênio apenas começam a subir quando organismos multicelulares já existiam. Isso seria impossível de acontecer, pois os níveis de oxigênio existentes na atmosfera nos primórdios da vida eram insuficientes para sustentar organismos multicelulares. O oxigênio começou a subir com o surgimento dos primeiros organismos fotossintetizantes: as cianobactérias, que são organismos unicelulares, apesar de muitas vezes formarem colônias.
A quarta afirmação também está errada por causa disso. O oxigênio, como eu disse anteriormente, quase não existia na atmosfera quando a vida surgiu na Terra, dessa forma ela não poderia existir se dependesse principalmente disso. Acredita-se que as primeiras formas de vida eram anaeróbicas, ou seja, não dependiam de oxigênio para seus metabolismos. Formas de vida como essas ainda exitem na atualidade e podem ser encontradas dentro de intestinos de diferentes animais e em lagos eutrofisados por exemplo. Na verdade, esse tipo de organismos (em grande maioria são bactérias) são sensíveis à O2 e acredita-se atualmente que o surgimento de cianobactérias (fotossintetizantes, liberaram oxigênio na atmosfera) tenha provocado o primeiro evento de poluição global que foi responsável pelo primeiro evento de extinção em massa.
Resposta:
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Explicação:
BONS ESTUDOS ! <3