UESTÃO 4 No processo de ensino-aprendizagem, o planejamento é um dos principais pilares da organização e sistematização do ensino. Essa ferramenta pedagógica precisa ser concebida pelo professor como um aliado à sua prática em sala de aula, assim como um importante instrumento para a direção da escola e equipe pedagógica. Segundo Almeida (1991), o planejamento da aula de Geografia está vinculado a duas situações especiais, sendo a primeira diretamente relacionada com “o que ensinar em geografia” e a segunda ao “como ensinar geografia”. ALMEIDA, Rosângela Doin de. A propósito da questão teórico-metodológica sobre o Ensino de Geografia. In: CORDEIRO, Helena K. et al. Prática de Ensino em Geografia. São Paulo: Terra Livre; AGB, 1991. p. 83-90 Sobre o planejamento da aula, é possível afirmar que:
Respostas
Olá, amigo(a)!
Parece que você esqueceu de colocar o restante da questão. Abaixo, segue o complemento da pergunta.
(...)
Alternativa 1:
Sua preparação em Geografia não deve levar em consideração a finalidade geral da disciplina, pois ela é altamente interdisciplinar.
Alternativa 2:
Tem pouca ou nenhuma relação com o Projeto Político Pedagógico (PPP), pois o professor tem autonomia na elaboração planejada de ensino.
Alternativa 3:
Quando elaboramos uma aula, estamos produzindo escolhas, mas toda a ação de planejamento precisa ser desarticulada, isenta de concepções filosóficas e ideológicas.
Alternativa 4:
É uma ação elaborada e, no espaço escolar, ele é um dos principais pilares da organização e sistematização do ensino, que possibilita propor os caminhos para alcançar os objetivos almejados.
Alternativa 5:
É um meio para se programar as ações docentes, com exceção da avaliação, pois essa é uma etapa que compreende o encerramento do processo, que é independente e não deve constar no planejamento.
De início, é importante considerar que: o planejamento é um documento que que faz o registro das estratégias elaboradas, metas e objetivos desejados pelo pedagogo.
Com base nas ideias de Almeida, a disciplina de Geografia pode ser trabalhada com a seguinte estratégia: o quê (conteúdo que será passado) e como (a didática escolhida pelo professor). Deste modo, podemos verificar que a estratégia escolhida é um caminho para se alcançar um objetivo, que é o de ensinar aos alunos.
Gabarito:
"Alternativa 4:
É uma ação elaborada e, no espaço escolar, ele é um dos principais pilares da organização e sistematização do ensino, que possibilita propor os caminhos para alcançar os objetivos almejados".
Até a próxima!
Parece que você esqueceu as alternativas.
Alternativa 1: Como ensinar Geografia e usar tecnologias viáveis.
Alternativa 2: O que ensinar em Geografia e reconhecer o estudante.
Alternativa 3: O que ensinar em Geografia e como ensinar Geografia.
Alternativa 4: Como ensinar Geografia e reconhecer o estudante e sua família.
Alternativa 5: Reconhecer o entorno do ambiente educativo e usar tecnologias.
Agora podemos responder corretamente.
A alternativa 2 é a que melhor se aplica como correta.
Em primeiro lugar, quando pensamos em ensinar geografia, é interessante saber qual conteúdo será apresentado, e, essa questão já abrange o uso de tecnologias.
Por isso, é importante educar o aluno no que tange o conhecimento geográfico e reconhece-lo, por isso a educação inclusiva tem uma grande importância na didática atual, já que ela proporciona de forma dinâmica a união dos alunos em prol de um objetivo em comum, desenvolvendo suas potencialidades sendo o professor um facilitador do conhecimento.