A visão gramatical de ensino de língua materna permaneceu durante todo o período do Brasil colônia e muito tempo do Brasil independente, porém essa realidade mudou com os estudos de Mikhail Bakhtin. Esses estudos rediscutiram a forma de ensino no mundo inteiro, isso indica que as transformações apontaram Alternativas Alternativa 1: a valorização de uma proposta que preconizava o aprendizado pela interlocução. Alternativa 2: a valorização do uso da gramática tradicional e a memorização das regras mais importantes Alternativa 3: a valorização de um conceito gramatical de ensino de língua materna em detrimento ao uso dela. Alternativa 4: a valorização do ensino de língua materna como a estrangeira, pois os processos são semelhantes Alternativa 5: a valorização de um sistema reprodutivo de modelos gregos de ensino, estes preconizavam conceitos gramaticais.
Respostas
respondido por:
17
Olá,
Mikhail Mikhailovich Bakhtin (1895 - 1975) foi um linguista e filósofo russo nascido em Moscou, cuja obra no campo da linguística possui grande reconhecimento até os dias atuais.
Ele possui contribuições em diversos campos, tal como a sociologia e a filosofia. Entretanto, foi na linguística que realizou os trabalhos mais notórios, principalmente por conceber que a linguagem não pode ser vista em um sistema único e isolado. Para ele, a linguagem sempre está associada a um contexto social, quem é o emissor, quem é o receptor e qual a relação entre eles. Ou seja, há sempre um interlocutor.
Por isso é correta a Alternativa 1.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás