Para à Análise Transacional, todos os Estados do Eu são importantes (Pai, Adulto, Criança). Todavia, se o estado do Ego Adulto estiver no controle, o comportamento da pessoa é estável, porque ela sabe reconhecer e integrar as suas emoções vindas da Criança e os valores e normas advindas do Pai. Todavia, o estado de ego Adulto pode ser afetado por algum disfuncionamento. Em relação aos modos de contaminações dos Estados do Eu: SANTOS, Maria. A análise transacional aplicada à formação profissional, 2000. Alternativas Alternativa 1: A contaminação ocorre somente entre Estado do Pai com o do Adulto. Alternativa 2: A Simbiose é um processo de anulação de apenas uma pessoa, pois ela não ocorre em grupos. Alternativa 3: A exclusão ocorre somente em um Estado do Ego porque não é possível ser excluído dois Estados em uma mesma pessoa. Alternativa 4: A relação simbiótica ocorre quando duas pessoas desvalorizam partes importantes da sua personalidade, resultando na somatória (1+1=1). Alternativa 5: O preconceito, a partir do referencial da Análise Transacional, é resultante da contaminação do Estado Criança pelos valores e rigidez do Adulto.
Respostas
Olá!
A alternativa 4 está correta.
Notamos que as técnicas psicanalíticas relacionadas a análise transacional buscam observar o objeto aglutinado, através da projeção de um outro.
Para ser mais exato, em palavras simples, aquilo que é passado pelos adultos pode interferir negativamente ou de forma positiva na criança, por isso, quando negativo, ocorre que o ego criança acabe absorvendo os fragmentos desse objeto aglutinado, e, quando positivo, influencia nas decisões corretas que ela tomará ao longo dessas fases.
Até mais!
Resposta:
Alternativa 4
A relação simbiótica ocorre quando duas pessoas desvalorizam partes importantes da sua personalidade, resultando na somatória (1+1=1).
Explicação:
Aula 2/ Projeto de ensino - Análise Transacional aplicada à formação profissional