Uma História verdadeiramente com todo seu rigor conceitual distinguindo-se das ficções só veio surgir a partir do século XIX. Neste século, destacam-se contribuições de historiadores que afirmavam que à História só caberia apresentar os fatos como realmente aconteceram. Sobre o Positivismo, uma das correntes de pensamento do século XIX, analise as afirmativas abaixo. I. Sua intenção era observar os detalhes da História dos excluídos, daqueles que foram omitidos pela “grande história”. II. Faz-se necessário a cientifização do pensamento e do estudo humano, visando a obtenção de resultados claros e objetivos. III. Seus seguidores creem que o conhecimento se explica por si mesmo, necessitando apenas ao seu estudioso recuperá-lo e colocá-lo à mostra. IV. Faz-se necessário a separação entre o pesquisador/autor e sua obra: esta, em vez de mostrar as opiniões e julgamentos de seu criador, retrataria, de forma neutra e clara, uma dada realidade, a partir de seus fatos, mas sem os analisar. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e III, apenas. Alternativa 5: II, III e IV, apenas.
Respostas
Acredito ser II,III,IV pág. 23 e 24
A afirmativa I é falsa, pois o objetivo principal dos historiadores positivistas era garantir a objetividade científica da História, não abordar a história dos excluídos.
A afirmativa II é verdadeira, pois a preocupação principal dos positivistas era garantir nas Ciências Humanas o mesmo tipo de objetividade que caracterizava as Ciências Exatas.
A afirmativa III é verdadeira, pois os positivistas acreditam na suposta neutralidade científica, de modo que a ciência se basearia somente na lógica pura e não em preconcepções do autor.
A afirmativa IV é verdadeira, pois acreditavam que a neutralidade histórica era não só possível, mas desejável, sendo algo que fazia com que a obra fosse mais relevante que as "não-neutras".
É correta a alternativa 5.