Sofia é um lindo bebê de 2 anos, é alegre, gosta de brincar, de atirar objetos para os pais pegarem, balbucia várias palavras, anda e sobe em tudo o que vê. Ultimamente tem rejeitado o “troninho” e brinca periodicamente com suas fezes o que deixa sua mãe bastante preocupada.
Analise o caso de Sofia, com base na Teoria Psicosexual de Freud e em seguida, explique em no máximo 15 linhas:
Por que Sofia está agindo assim?
Qual deve ser a postura de sua mãe?
Respostas
Olá!
Essa teoria baseada por Freud, dialoga sobre o fato da personalidade da criança ser mais estabelecida a partir dos 5 anos de idade, então atualmente, Sofia não entende exatamente aquilo que está fazendo.
Por isso, o desenvolvimento Psicossexual é observado em fases que Freud determinou como: Fase oral, anal, latência, fálica e genital, onde cada uma delas se liga a comunicação e as sensações do indivíduo no dia a dia.
Vale ressaltar que Sofia no caso exposto entrou em uma fase de rejeição, o que pode refletir diretamente na criação e ligação entre seus pais e ela, se fazendo necessário resolver os conflitos internos nesse desenvolvimento, pois a fixação por algo é um foco persistente nesse estágio, e, com isso, a mãe deve indicar a filha que isso não está correto, tentando entrar no universo de Sofia para que ela entenda que aquilo está errado.
Até mais!
Resposta:
Explicação:
Com base na teoria psicossexual de Freud, Sofia age dessa forma pois está na fase anal, que ocorre mais ou menos dos dezoito meses aos três anos. Nessa fase a criança passa a sentir muito prazer em brincar com suas fezes, pois a região anal se torna o centro das atenções para elas, devido ao controle fisiológico das fezes e da urina, isso traz prazer aos bebes pelo fato de ser algo produzido por elas, que as deram alivio e momentos de satisfação. Os bebes sentem que estão recompensando suas mamães dando algo de valor que eles produziram, pelo fato de reconhecerem que os limparam, ou seja eles possuem noção de higiene.
Quanto ao fato de Sofia rejeita o troninho, se deve as tentativas de seus pais se livrarem das fraldas por punição e recompensa, devido a isso Sofia se sente pressionada a largar suas fraldas o que causa ansiedade e angustia.
Seus pais devem, com muita compreensão entender que ela é apenas um bebe ainda, e não entende o que é correto e errado, devem entender que nessa fase, segundo Freud, a criança sente prazer na retenção das fezes e urina. Dessa forma devem tratar essa situação com sabedoria, e não recriminar a atitude de um bebe que ainda está em desenvolvimento.