Respostas
Escolherei um número decimal qualquer, por exemplo 7,2.
Primeiro, podemos pensar que todo número é uma fração. O 7,2 também é uma fração com denominador igual a 1: . Mas, temos que trocar o denominador para ter um número que não seja decimal no numerador.
Qual base seria apropriada colocar para transformar o 7,2 em fração?
Vamos pensar no processo de mudança de base das frações.
Se nós escolhermos uma base qualquer, base 3 por exemplo. O processo seria dividir o denominador novo, neste caso o 3, pelo antigo denominador, nesse caso o 1, que resultará em 3. Agora, multiplicamos o 3 pelo numerador antigo, nesse caso o 7,2, que resulta em 21,6. A fração fica , se você simplificar vai chegar novamente a 7,2.
Hmmm! Mas ainda temos um número decimal. Sim, temos! Porque devemos escolher a base correta para transformar o número decimal. Mas como você vai descobrir a base certa para transformar o número decimal em uma fração?
Simples, verificamos quantos algarismos temos depois da vírgula, aqui temos 1. Então, vamos escolher o denominador 10 para a fração. Dividimos 10 por 1, resultando em 10 e multiplicamos esse resultado pelo numerador 7,2 que resulta em 72. A fração fica . Pronto! Eliminamos o número decimal!
Podemos simplificar a fração, que fica
Ah, mas eu poderia ter escolhido a base 5 direto e não ter que simplificá-la...
Sim, poderia. Só que seria um processo de tentativa e erro e levaria um certo tempo até você descobrir. Escolher bases múltiplas de 10 é processo mais rápido.
Vou fazer com outros números para ficar claro:
Para 2,97:
Para 23,009:
Para 0,00005:
Espero que tenha ficado claro!