O mecanismo que permitebarticular uma porta (de móvel ou de acesso) é a dobradiça. Normalmente, são necessárias duas ou mais dobradiças para que a porta seja fixada no móvel ou no portal, permanecendo em equilíbrio e podendo ser articulada com facilidade.
Respostas
Pesquisei o enunciado completo na internet e encontrei a questão que acredito ser a que você está com dúvidas (Q55 do Enem 2012).
Para resolver, é preciso certa base com o estudo das forças e algum conhecimento no estudo dos vetores.
As condições de equilíbrio para corpos extensos são vetor força resultante igual a zero e o momento resultante dessas forças também seja zero. As dobradiças realizam forças verticais para cima para equilibrar o peso da porta, satisfazendo a primeira condição de equilíbrio, força resultante na porta igual a zero. A porta tende a girar no sentido, logo as dobradiças devem realizar forças na horizontal que gerem momento no sentido anti-horário para satisfazer a segunda condição de equilíbrio. Portanto a dobradiça superior deve fazer uma força horizontal para a esquerda e a inferior para a direita. A força resultante exercida por cada dobradiça é representada pela soma vetorial das componentes vertical e horizontal, conforme a figura.