Durante o século XIX, acreditava-se que o documento escrito falava por si. Por isso, ele era a principal referência da historiografia. Segundo essa percepção, cabia ao historiador apenas compilar e organizar os documentos significativos e ao professor de história cabia o papel de apenas transmitir os fatos aos alunos. Contudo, esta vertente foi questionada e sabemos que a História sofreu mudanças tanto no trato documental quanto na prática pedagógica. Acerca desse tema, considere as asserções que seguem: I. Entre as mudanças que ocorreram na história tradicional, podemos destacar a ampliação da função do historiador e do professor de História, cabendo ao primeiro a construção do conhecimento histórico e ao segundo a articulação desse conhecimento com reflexões acerca dos conteúdos abordados em sala de aula. Porque II. Na História tradicional, priorizavam-se as fontes informais como filmes, músicas, artigos de revistas, bem como relatos orais, entre outros, e os temas de seu interesse foram ampliados considerando toda ação humana digna de estudo. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
I. Entre as mudanças que ocorreram na história tradicional, podemos destacar a ampliação da função do historiador e do professor de História, cabendo ao primeiro a construção do conhecimento histórico e ao segundo a articulação desse conhecimento com reflexões acerca dos conteúdos abordados em sala de aula.
Correto. Por vezes o historiador é também professor. Isso acontece porque há a necessidade de se melhorar a qualidade do conteúdo que é repassado aos alunos. É necessário que se seja metódico quanto ao fazer histórico para garantir a legitimidade dos dados expostos pelas narrativas e, assim, permitir uma apreensão sólida por parte dos alunos.
Porque
II. Na História tradicional, priorizavam-se as fontes informais como filmes, músicas, artigos de revistas, bem como relatos orais, entre outros, e os temas de seu interesse foram ampliados considerando toda ação humana digna de estudo.
Falso. Na História Tradicional as fontes priorizadas eram documentos burocráticos de Estado. Filmes, músicas e artigos, em geral, são adições recentes ao campo de estudos da História.
Resposta:
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Explicação: