• Matéria: Filosofia
  • Autor: neiapereiraalves
  • Perguntado 7 anos atrás

1) A vida teórica de Hegel é marcada pela Fenomenologia do espírito na juventude, quando se inspirava na pólis grega, em cuja reflexão predominava a filosofia sobre a política. Isso se inverteu na maturidade com a Filosofia do direito (1820), na qual ele defende que a lei, expressão universal do direito, é fundante do Estado moderno e dele os cidadãos devem participar para serem livres. "Espírito" é palavra central em Hegel. Tendo por base o conceito de "Espírito", em Hegel, considere: I. É a força criadora, transformadora da realidade e, inclusive, de si mesma. II. É algo divino, que se refere à consciência, e identifica o homem na natureza. III. É a força impulsionadora, gênese e motor da realidade constituída. IV. É o elemento sobrenatural, onisciente, onipotente e onipresente. Estão corretas apenas as alternativas: Alternativas: a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e III. e) II e IV.

Respostas

respondido por: faguiarsantos
4

Olá! Espero ajudar!

Para Hegel, o Espírito é a força criadora, transformadora da realidade e, inclusive, de si mesma e é a força impulsionadora, gênese e motor da realidade constituída.

Hegel considera que toda realidade é de alguma maneira mental. As contradições que estabelecemos em nossa mente permeiam os conceitos e, por meio desse processo dialético, a realidade é impulsionada e a própria consciência se desenvolve.

Hegel procurou definir os estágios de desenvolvimento do espírito coletivo, ou da consciência coletiva e a sua conexão com os espíritos individuais, pois, para ele, toda a realidade está interligada.

A resposta correta é letra d.

Perguntas similares