No período intrauterino do desenvolvimento, os elementos atuantes na evolução do embrião e/ou feto podem ser de origem genética ou teratogênica. A figura que segue apresenta a relação entre os fatores teratogênicos e o possível impacto no desenvolvimento do indivíduo.
BEE. H. A criança em desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Considerando que um dado relevante na determinação dos impactos dos fatores teratogênicos no desenvolvimento da criança é saber em que período de desenvolvimento intrauterino ela foi exposta, analise as afirmativas a seguir.
I. As anomalias congênitas de grande proporção acontecem no período embrionário.
II. As faixas claras indicam o período de maior vulnerabilidade para os fatores teratogênicos.
III. A nutrição materna pouco interfere no processo de desenvolvimento do bebê, por isso não é considerado um fator teratogênico.
IV. O órgão afetado pelos fatores teratogênicos está relacionado tanto com o período gestacional da exposição quanto o tipo de substância/vírus.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
I e IV, apenas.
Alternativa 5:
III e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
18
Olá!
A alternativa 5 é a que melhor se aplica como correta. I e IV.
Bem, as anomalias congênitas geralmente ocorrem durante os distúrbios do desenvolvimento, deste modo, os "defeitos" de nascença, são a maior causa da mortalidade infantil, que pode ser por diversos casos como:
Deficiências estruturais;
Funcionais;
Metabólicas;
E por fim, hereditárias.
Além disso, a anomalia congênita é qualquer tipo de anormalidade estrutural, fato que nos atenta para a importância da nutrição do bebê, essa fase que é crucial para o seu desenvolvimento, reforçando a incoerência da alternativa III.
Até mais!
respondido por:
7
to em duvidas na lll....
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás