Historicamente se fizermos uma análise desde a pré-história vamos notar que no antigo Egito, existia uma grande influência da religião, havia desenhos em paredes e túmulos que contavam as histórias de deuses e faraós, e a vida após a morte. Embora os egípcios não utilizassem a representação 3D, era visível o caminho a essa representação. Sua técnica até então possuía um termo muito conhecido pelos historiadores.
DELEFRATI, Nicole; GOMES, Sérgio. Computação Gráfica 3D. Maringá - Pr.: UniCesumar, 2017 (adaptado).
Com base no exposto, avalie as afirmativas:
I. Os egípcios não trabalhavam com a tridimensionalidade, mas, desde o antigo Egito, já se trabalhava com a representação em duas dimensões (lei da frontalidade)
II. Os romanos, por sua vez, começaram a aderir a idéia de profundidade em suas pinturas, afrescos; valorizavam os detalhes de suas obras, não só na pintura, mas na arquitetura e nas esculturas.
III. Na pré-história, a representação gráfica 3D poderia ser facilmente encontrada nos murais e cavernas, por influência da necessidade de registros constantes.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
respondido por:
11
A afirmativa I é verdadeira, pois no Antigo Egito as ilustrações apresentavam, geralmente, as figuras "de perfil", o que implicava em representações bidimensionais, sem uma preocupação com a tridimensionalidade.
A afirmativa II é verdadeira, pois em Roma já são valorizadas as esculturas e o jogo de sombras na pintura de afrescos que servia como forma de representar bidimensionalmente uma cena tridimensional.
A afirmativa III é falsa, pois a arte pré-histórica é bidimensional, não havendo grande valorização e nem desenvolvimento das técnicas tridimensionais.
É correta a afirmativa 3.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás