Respostas
Os indígenas que habitavam o Brasil viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, batata-doce e principalmente mandioca.
Os índios domesticavam animais de pequeno porte como por exemplo: porco-do-mato e capivara. Não conheciam o cavalo, o boi e a galinha.
Construíam canoas, arcos e flechas e suas habitações (ocas). A palha era utilizada para fazer cestos, esteiras, redes e outros objetos. A cerâmica também era muito utilizada para fazer potes, panelas e utensílios domésticos em geral. Penas e peles de animais serviam para fazer roupas ou enfeites para as cerimônias das tribos. O urucum era muito usado para fazer pinturas no corpo.
Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmos direitos e recebem o mesmo tratamento. O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade.
As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada de árvores.
Duas pessoas importantes na organização das tribos são o pajé e o cacique. O pajé é o sacerdote e o curandeiro, pois conhece todos os rituais, chás e ervas para curar doenças e recebem as mensagens dos deuses. O cacique, também importante na vida tribal, faz o papel de chefe, pois organiza e orienta os índios.
Os pequenos índios são conhecidos como curumins, sua educação é bem prática e vinculada a realidade da vida da tribo indígena. Quando atinge 13 os 14 anos o jovem passa por um teste e uma cerimônia para ingressar na vida adulta.
Suas características são cabelos lisos, olhos puxados, pele morena, rosto pintado.