1) Para Manacorda (1991), a educação materializada na escola é resultado de uma construção histórica. O homem, historicamente, desenvolve a educação por meio da aprendizagem mútua. Na antiguidade acontecia através da transferência de pais para filhos. Na idade média passa-se a enxergar a educação de forma diferenciada, sendo que as classes abastadas pagavam mestres particulares para suas crianças. Foi no século XVIII que nasceram as primeiras escolas públicas mantidas pelo Estado. Em meio a este processo histórico, a escola sempre foi tida como instrumento das classes dominantes para manutenção de sua hegemonia. Considerando a história da educação na sociedade industrial, assinale a alternativa correta. Alternativas: a) A educação sempre atendeu os filhos dos burgueses e da classe trabalhadora. b) O processo de alienação do homem ocorre por meio da divisão sócio-técnica trabalho e educação. c) Na sociedade industrial o homem sempre tem consciência de sua produção. d) O homem é incentivado a integrar o trabalho intelectual e o trabalho manual. e) A educação oferece ao homem conhecimento de si ao produzir mercadorias, portanto formação integral.
Respostas
respondido por:
43
Olá!
Durante a sociedade industrial, o papel da educação era somente contribuir o básico para a formação de trabalhadores.
Dessa forma, seu papel era completamente limitado e alienante, já que o grande objetivo era formar individuos técnicos e acríticos.
Diferentemente de hoje, o processo educacional visa integrar ambos os processos, formando cidadãos aptos para o mercado de trabalho, e com capacidade pensante.
Resposta, b) O processo de alienação do homem ocorre por meio da divisão sócio-técnica trabalho e educação.
respondido por:
211
Resposta:
Sociologia da Educação: 1-b 2-d 3-a 4-a
Explicação:
corrigido pelo ava
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás