O mercado é composto por empresas, privadas e estatais, estas para explorar o que normalmente chamamos de bens naturais, portanto, quando se analisam pelo aspecto da eficiência, podemos concluir que:
Escolha uma:
a. Nem uma nem outra, são eficientes na oferta de seus produtos ao mercado;
b. Na realidade tanto as privadas quanto as públicas, são eficientes, na prestação de serviços ou venda de seus produtos;
c. As empresas públicas são sempre mais eficientes do que as privadas, pois oferecem benefícios à sociedade que as outras não oferecem;
d. É sempre ineficiente já que estatais não estão sujeitas à competição do mercado.
e. As empresas privadas,são de um modo geral, menos eficientes do que as públicas pela excessiva concorrência;
Respostas
Olá, amigo(a)!
Foi realizado recentemente um estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) que apontou que nem as empresas públicas e nem as privadas são mais eficientes. O que acontece é que atualmente está ocorrendo uma maior procura pelas empresas sobre os setores públicos, o que leva a uma maior rentabilidade das empresas públicas.
As empresas públicas assumem investimentos a longo prazo, enquanto as empresas privadas atendem a demanda mais rápida. A situação econômica do país é que tem influenciado significativamente na atividade das empresas com o contigenciamento de recursos, elevações fiscais e menor arrecadação. Isso gera dificuldades tanto para o setor público quanto para o privado.
Espero ter ajudado!
Boa sorte!