Alegoria é um modo de expressão que utiliza imagens, figuras, objetos, animais, etc, para representar uma ideia. No início do texto, Brás Cubas emprega uma alegoria para descrever a maneira como se deu a ideia do emplasto anti-hipocondríaco.
a) Em que consiste essa alegoria?
Respostas
Olá!
Podemos afirmar que a alegoria acima citada compreende a presente no seguinte trecho: "Brás Cubas descreve que uma ideia lhe ocorreu como se fosse um trapezista que ele tinha pendurado em seu cérebro e que começou a tentar chamar a atenção dele por meio de muitas acrobacias e gestos."
Nele, podemos notar que a atenção é chamada quando há uma comparação com a imagem de um trapezista pendurado em seu cérebro.
A alegoria está na comparação do processo de criação do emplasto com as acrobacias realizadas por um equilibrista em um trapézio (aparelho suspenso por duas cordas onde o artista se equilibra).
Memórias Póstumas de Brás Cubas
As outras questões presentes nessa atividade são:
b. Que efeito de sentido o emprego dessa alegoria cria no texto? Explique.
Essa alegoria cria o efeito de humor, pois é engraçado a associação de uma atividade séria (a criação do emplasto, um medicamento para aliviar a dor) com uma atividade circense, repleta de brincadeiras e piruetas.
c. Outra imagem: "[a ideia] estendeu os braços e as pernas, até tomar a forma de um x: decifra-me ou devoro-te".
Essa imagem representa o momento crucial, o momento em que Brás Cubas está prestes a ter uma revelação sobre como criar o emplasto. A ideia está prestes a ser decifrada.
Mais sobre Memórias póstumas de Brás Cubas em:
https://brainly.com.br/tarefa/33224296
https://brainly.com.br/tarefa/42950895