“Fabiano, da ficção de Vidas Secas (1932), costumava sonhar de olhos abertos. Imaginava as crianças dele com outro futuro, fartando-se em água. Mas conviviam com a falta... Não só no passado. Em pleno século 21, o gesto de abrir uma torneira em casa ou acionar a irrigação no campo ainda não é diário, imediato ou real em algumas regiões no país. Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) mostram que a demanda por uso de água no Brasil deve aumentar em 30% até 2030. Isso não é ficção. Aproveitamento da água da chuva, reuso, construções sustentáveis, dessalinização e despoluição são algumas das medidas possíveis para que a falta não se torne rotina. ”
(http://www.ebc.com.br/especiais-agua/solucoes-hidricas/)
Considerando os dados da Agência Nacional de Águas e fundamentado na importância, características e o papel que desempenham as organizações do terceiro setor no processo de gestão dos sistemas de produção e consumo, pode-se afirmar que:
I. “O Terceiro Setor é um setor intermediário entre o Estado e o mercado, entre o setor público e o privado, que compartilha de alguns traços de cada um deles, sendo importante para processos de gestão em sustentabilidade dos recursos hídricos.
II. É responsabilidade do terceiro setor aprovar leis para o uso sustentável da água, considerada um bem público.
III. Cabe ao terceiro setor a atribuição de captar recursos e financiamento junto a investidores para projetos voltados, exclusivamente, para a filantropia e assistencialismo.
IV. Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) podem atuar em parceria com o poder público para ter acesso a recursos financeiros e implementar projetos para o desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos.
São corretas:
A Somente a sentença I.
B Somente a sentença III.
C Somente a sentença IV.
D Somente as sentenças II e III.
E Somente as sentenças I, e IV.
Respostas
LETRA (E)
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (E), porque o 3o. Setor contribui para garantir a gestão democrática das organizações, como um todo. Atuando como fiscalizador, denunciante e agente de mobilização social para promover políticas públicas e políticas do mercado empresarial mais justas, menos discriminatórias e tendenciosas, minimizando comportamentos maniqueístas político-partidários ou exclusivos interesses mercadológicos. E porque as OSCIP’s foram instituídas pela Lei Federal 9.790-1999, para atuação conjunta com o Poder Público para acesso a recursos públicos, cabendo ao Ministério da Justiça a expedição de certificados.
As demais alternativas estão incorretas porque não se aplicam aos conceitos nem características do 3o. Setor. Rota 1 – Tema 2.
No que diz respeito ao papel da agência nacional das águas, temos que a resposta certa é: E Somente as sentenças I, e IV.
Isso porque a ANA (Agência Nacional das Águas) é uma agência reguladora que monitora as principais bacias de águas que abastecem a população no país inteiro.
Nesse aspecto, temos que a agência é de fundamental importância para que não falte água para as pessoas.
As crises de seca, em especial na região nordeste, como mostra o livro vidas secas, é uma boa amostra de como a seca afeta a vida das pessoas.
Hoje a situação encontra-se mais amenizada tendo em vista as políticas públicas dos governo.
você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/18484119
espero ter ajudado!