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O surgimento no Brasil dos primeiros núcleos de artistas abstratos, defensores da completa dissociação entre a obra artística e a representação figurativa da realidade, data dos últimos anos da década de 1940, simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na capital paulista, a afirmação do Abstracionismo foi favorecida pela criação de importantes espaços institucionais receptivos às novas tendências estéticas europeias e norteamericanas, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), em 1947; o Museu de Arte Moderna (MAM-SP), que abriram suas atividades ao público em 1949, com a exposição Do Figurativismo ao Abstracionismo; e a Bienal Internacional de São Paulo, cuja primeira edição realizou-se em 1951. Também cumpriu papel decisivo na atualização do universo cultural paulista, naquele período, a presença de artistas recém-chegados do exterior, como o próprio Waldemar Cordeiro, vindo da Itália, onde nasceu; e do romeno Samson Flexor, cuja atuação como professor no Ateliê Abstração, por ele criado, foi muito importante para a introdução do Abstracionismo Geométrico no país. Para a formação do Grupo Ruptura, em particular, teve grande significado a exposição do artista plástico suíço Max Bill, um dos principais teóricos mundiais do Concretismo, realizada no MASP, em 1950, bem como a forte presença de artistas identificados com essa corrente nas Bienais realizadas ao longo daquela década.
kakaml09:
algo tipo quando comesso ?
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