Na célula muscular, o processo de quebra das moléculas de adenosina trifosfato (ATP) irá proporcionar a transformação de energia química em energia mecânica. Assim, quais são os sistemas energéticos que ressintetizam o ATP nos metabolismos anaeróbio e aeróbio, respectivamente?
Escolha a alternativa totalmente correta.
Respostas
Olá!
Parece que você esqueceu o restante da questão. Estarei ponto abaixo, juntamente à correta resolução.
Escolha a alternativa totalmente correta. Alternativas: a) Sistemas anaeróbios: via glicolítica e beta-oxidação – Sistemas aeróbios: ATP-CP, glicólise aeróbia, ciclo de Krebs e cadeia de transporte de elétrons. b) Sistemas anaeróbios: glicólise aeróbia, ciclo de Krebs, cadeia de transporte de elétrons e beta-oxidação – Sistemas aeróbios: ATP-CP, ADP-ADP e glicólise anaeróbia. c) Sistemas anaeróbios: ATP-CP, ADP-ADP e glicólise anaeróbia – Sistemas aeróbios: glicólise aeróbia, ciclo de Krebs, cadeia de transporte de elétrons e beta-oxidação. d) Sistemas anaeróbios: fosforilação oxidativa – Sistemas aeróbios: hidrólise, via glicolítica e cadeia de transporte de elétrons. e) Sistemas anaeróbios: ATP-CP e ciclo de cori – Sistemas aeróbios: Hidrólise e sistema ADP-ADP.
A ressíntese de ATP é essencial para que o processo de produção de energia seja restaurado.
Desta forma, em se tratando de sistemas anaeróbicos (sem a presença de oxigênio), é essencial a presença da via glicolítica e beta-oxidação, os quais permitem a formação de ATP a partir de glicose e proteínas, respectivamente.
Já em se tratando do sistema aeróbico, via todas as etapas da respiração aeróbica permitem a reintegração de ATP para as células.
Resposta, a) Sistemas anaeróbios: via glicolítica e beta-oxidação – Sistemas aeróbios: ATP-CP, glicólise aeróbia, ciclo de Krebs e cadeia de transporte de elétrons.