• Matéria: Geografia
  • Autor: priiiandrade20p8ui11
  • Perguntado 8 anos atrás

da região Nordeste do Brasil qual o melhor e o pior IDH?

Respostas

respondido por: Laryssacritina701
1
Este anexo é uma lista dos municípios do nordeste com os melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de acordo com os dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.[1][2] O IDH é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para separar os países desenvolvidos (elevado desenvolvimento humano), em desenvolvimento (desenvolvimento animal médio) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo). A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB (PPC) per capita(como um indicador do padrão de vida) recolhidos a nível nacional. Todo ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. O IDH também é usado por organizações locais ou empresas para medir o desenvolvimento de entidades subnacionais como estados, cidades, aldeias, etc.[3]

espero q tenha te ajudado , eu já tinha feito uma matéria desse jeito
respondido por: Sooyaah44
0

Sua economia vem apresentando desenvolvimento e tem, graças a políticas de incentivos fiscais, apresentado significativo processo de industrialização.

A exploração de petróleo nessa Região é outro fator essencial para a economia local. O Nordeste se destaca no cenário nacional por ser o segundo maior produtor de petróleo do país, além de ser o maior produtor brasileiro de petróleo em terra.

A agropecuária nordestina é extremamente prejudicada pela irregularidade das chuvas. A cana-de-açúcar é o principal produto cultivado na Região, no entanto, as lavouras irrigadas de frutas tropicais têm se destacado e recebido investimentos para sua expansão.

O Nordeste brasileiro é a Região que possui o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país: 0,608. Com média de 33,2 óbitos a cada mil crianças nascidas vivas, sua taxa de mortalidade infantil é a maior do país. Outro grande problema social nessa Região refere-se ao saneamento ambiental – aproximadamente 55% das residências não possuem esse serviço. A realização de políticas públicas eficazes no Nordeste é necessária para proporcionar condições dignas de moradia, saúde, educação, emprego, entre outros fatores elementares, reduzindo a disparidade social no território nacional.

Perguntas similares