A cultura do milho possui um viés agroenergético significativo, considerando o uso de seus grãos para a produção de etanol. No mundo, os Estados Unidos lideram a produção de etanol a partir do milho e, aos poucos, estão dominando a conversão de celulose e hemicelulose, também, em etanol. Sobre este assunto, analise as afirmações:
I. A conversão de celulose e hemicelulose em etanol é algo conhecido na cadeia produtiva da cana de açúcar. Nesta cadeia, costuma-se chamar tal tecnologia de Etanol 2.0.
II. Converter celulose e hemicelulose em etanol significa, em suma, utilizar folhas e colmos do milho como matéria-prima para a produção de etanol. Tal fato não traz prejuízos a conservação de solos nas áreas produtivas, uma vez que o milho é cultivado somente no sistema de plantio convencional, independente do país.
III. Nos países de clima temperado e subtropical, utilizar a palhada do milho para se produzir etanol não se configura como um problema à conservação de solos, tendo em vista que a degradação de folhas e colmos é deveras lenta. Assim, retirar parte desta palhada para a produção de etanol não prejudica a cobertura de solos, pois o que resta é suficiente para protegê-los.
IV. A degradação da palhada de milho no Brasil, por sua vez, é muito veloz, dada a temperatura elevada e a ação microbiana. Assim, implantar a tecnologia de produção de etanol a partir da palhada pode se configurar como um risco à conservação de solos, uma vez que, ao retirar parte da palhada para esta finalidade, o que sobrará não será suficiente para manter o solo coberto, livre a ação das erosões.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV.
Respostas
Olá,
Alternativa 1- Correta. O chamado etanol 2.0 ou 2G constitui uma nova fonte de energia no Brasil sendo ecologicamente correta e sustentável. Até então o etanol era produzido somente da cana de açúcar, porém agora pode ser obtido de seu bagaço etanol de celulose e hemicelulose.
Alternativa 2 - Incorreta. Pois a produção de etanol 2.0 apesar de suas características sustentáveis, visto que utiliza matéria-prima que seria descartada após a produção do etanol convencional não é realizada principalmente através do plantio convencional e sim do plantio direto, em que são realizadas as etapas de semeadura e adubação do solo que ainda esta coberto com os restos da plantação anterior.
Alternativa 3 - Correta. Pois, tendo em conta a lenta degradação da palhada o seu uso em quantidade adequada não configurará risco de erosão do solo.
Alternativa 4 - Incorreta. Pois, a decomposição da palhada do milho ocorre mais rapidamente apenas nos primeiros 45 dias, sendo que após esse período se degrada lentamente.
Bons estudos =)
Alternativa 4: I, III e IV, apenas.