2)Leia o trecho a seguir:
Desde há muitos séculos que se tem procurado, com variável consciência teórica dos problemas em análise e com a utilização de heterogénea utensilagem conceptual, fundamentar a distinção entre literatura e não-literatura, entre textos literários e não-literários, através da delimitação e da caracterização de uma linguagem literária, contraposta à linguagem não-literária (ou, noutra perspectiva, às linguagens não-literárias). De acordo com uma teoria pitagórica tardia, existem duas modalidades de expressão: uma, a mais corrente, apresenta-se nua [...] desprovida de figuras e de quaisquer recursos técnico-estilísticos; a outra, pelo contrário, caracteriza-se pelo ornato [...] pelo vocabulário escolhido e pelo sábio uso dos tropos. A primeira corresponde a uma linguagem não-artística, não-literária; a segunda, em contrapartida, a uma linguagem artística, literária. Esta ideia pitagórica de que a linguagem literária se distancia da linguagem usual e, portanto, se especifica graças aos ornatos e ao caráter inusitado dos seus vocábulos, dos seus epítetos, dos seus tropos, etc., adquiriu relevância fundamental em Aristóteles, o qual, segundo o testemunho de Isócrates, considerava o processo de estranhamento [...] como conatural ao discurso poético
(SILVA, Vítor Manuel de Aguiar e. Teoria da Literatura. 8a. Ed. 1o. Vol. Coimbra: Edições Almedina, 2011, p.43 e 44, grifos do autor).
A partir da leitura do excerto, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta:
a)O discurso poético é marcado pelo uso de uma linguagem que se aproxima da linguagem natural que é complexa e ornamentada.
b)O discurso poético é marcado pelo uso de uma linguagem que se aproxima da linguagem natural que é simples e nua.
c)O discurso poético é marcado pelo uso de uma linguagem que se distancia da linguagem natural que é simples e nua.
d)O discurso poético é marcado pelo uso de uma linguagem que se distancia da linguagem natural que complexa e ornamentada.
e)O discurso poético é marcado pelo uso de uma linguagem que se distancia da linguagem literária que é simples e nua.
3)Leia o trecho do texto a seguir:
[...] sobre a literatura em geral ou sobre uma obra; e existe uma convenção tácita segundo a qual enquadrar várias obras num gênero é desvalorizá-las. Essa atitude tem uma boa explicação histórica: a reflexão literária da época clássica, que tratava mais dos gêneros do que das obras, manifestava também uma lamentável tendência: a obra era considerada má se não obedecia suficientemente às regras do gênero. Essa crítica procurava, pois, não só descrever os gêneros, mas prescrevê-los; o quadro dos gêneros precedia à criação literária ao invés de segui-la (TODOROV, 1969, p.94).
[...] a obra literária não é jamais original, ela participa de uma rede de relações entre ela mesma e as outras obras do mesmo autor, da mesma época, do mesmo gênero. Se se dá à palavra gênero um sentido generalizado, poder-se-ia dizer que a obra não existe nunca fora do gênero: quer seja um gênero pessoal (constituído por todas as obras do escritor) ou temporal (pelas obras de um período) ou tradicional (como a comédia, a tragédia etc.). Em cada um desses casos, pode-se provar a realidade formal do gênero (TODOROV,1969, p.20, grifo do autor).
(TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.)
Como base no trecho, assinale a alternativa que indica a afirmação correta:
a)Os gêneros são a raiz de um combinatória futura, mas não têm autonomia para modificar e inovar seus aspectos sem que sejam excluídos de suas formas como gênero.
b)Os gêneros são fruto de uma combinatória pré-existente, mas não têm autonomia para modificar e inovar seus aspectos sem que sejam excluído de suas formas domo gênero.
c)Os gêneros são a raiz de uma combinatória futura, mas também têm autonomia para modificar e inovar seus aspectos sem que sejam excluídos de suas formas como gênero.
d)Os gêneros são fruto de uma combinatória pré-existente, mas também têm autonomia para modificar e inovar seus aspectos sem que sejam incluídos em suas formas como gênero.
e)Os gêneros são fruto de uma combinatória pré-existente, mas também têm autonomia para modificar e inovar seus aspectos sem que sejam excluídos de suas formas como gênero.
Respostas
respondido por:
14
Resposta da pergunta 02:
O discurso poético é marcado pelo uso de uma linguagem que se distancia da linguagem natural que é simples e nua.
LETRA C
anaedson2014pdm3xv:
1)a 2)c 3)e 4)b
respondido por:
0
Resposta:
resposta 1)a 2)b 3)c 4)b
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás